Resiliência...

O resiliente é aquele ser humano que consegue se recuperar frente às adversidades que enfrenta na existência, seja na vida profissional, seja na vida pessoal. É válido destacar que a pessoa resiliente não é aquela que é onipotente ou invulnerável, ou seja, que nada a atinge. É aquela que se sente atingida e que se recupera das situações difíceis.

A resiliência pode ser percebida em termos práticos, ou seja, é um comportamento observável. Os resilientes conseguem se manter serenos quando enfrentam a situação adversa e, mesmo com esse cenário desfavorável, conseguem encontrar alternativas, por vezes com muita criatividade, para resolver a situação ou, pelo menos, minimizar seus impactos negativos.

Se pensarmos na vida pessoal, podemos dizer, com absoluta certeza, que todas as pessoas já enfrentaram alguma situação adversa como, por exemplo, crise existencial ou financeira, alguma situação de violência, doença ou, até mesmo, morte de alguém querido. A diferença é que as pessoas que conseguem exercer a resiliência consideram as condições adversas como parte da vida e não como algo a ser evitado a qualquer custo. Os resilientes apresentam um comportamento de esperança e buscam aprender com a experiência, já que não tem como evita-la.

Habitualmente, os resilientes demonstram comportamentos de espiritualidade e valores conectados com um propósito de vida. Desta forma, encontram significado em torno das experiências que vivenciam como parte das lições da vida. Outra característica desses seres humanos é que eles focam o processo e abrem mão dos resultados. Os resilientes sabem que farão o melhor possível e que, no entanto, não têm a capacidade de controlar o mundo externo ou tais resultados. Desta forma, estes se mantêm em seu centro, com a esperança de que o melhor irá acontecer e que terão feito o que era possível.
No mundo corporativo, a competência resiliência começa a ser uma das mais valorizadas nos profissionais, junto com a competência de liderar pessoas. Isso se deve às situações adversas que as organizações vivenciam todos os dias com mudanças constantes no mundo externo. Ter pessoas que consigam manter-se “centradas” frente aos grandes desafios está se tornando um grande diferencial competitivo tanto para profissionais como para organizações.

Se a resiliência é tão importante, como desenvolvê-la?

Podemos citar algumas possibilidades para o desenvolvimento desta competência:

Autoconhecimento: Refletir sobre situações onde o enfrentamento de situações difíceis foi possível ou o que bloqueia a capacidade de resiliência pode ser uma ótima alternativa. Atividades vivenciais relacionadas ao tema, coaching e/ou psicoterapia podem contribuir muito com o desenvolvimento desta competência. Os resilientes costumam desenvolver uma auto-imagem positiva justamente por terem conseguido ultrapassar obstáculos na vida, o que se transforma em autoconfiança. As situações adversas se tornam oportunidades de autoconhecimento.

Manutenção de relações afetivas saudáveis: Manter boas relações amorosas com família e amigos é uma das estratégias dos resilientes, pois estes conhecem a importância da “rede de proteção” no momento em que a tensão aumenta no mundo externo.

Comportamento de aceitação e gratidão: É comum ouvirmos relatos de pessoas que enfrentaram situações muito adversas e que se sentem gratas por estarem vivas. Isso acontece por terem percebido que àquela situação era transitória, que poderia ter sido muito pior e que as mudanças fazem parte da vida.

Hábito de cuidar de si mesmo: As pessoas resilientes têm como hábito o autocuidado como uma forma de criarem “reservas” emocionais, físicas e espirituais para quando tiverem que enfrentam questões difíceis. Quando os resilientes percebem que as condições externas tornam-se desfavoráveis, sempre que possível, reforçam as ações de autocuidado para ter energia e serenidade e enfrenta-las da melhor forma possível.

Prática de alguma forma de expressão de valores pessoais ou de espiritualidade: os resilientes, de forma geral, expressam alguma forma de crença ou espiritualidade que traga força interior e esperança no momento em que o cenário externo se torne complexo. Práticas como a meditação, oração ou outras formas de reverência são comuns entre os resilientes.

Expressão prática de ações para resolver ou gerenciar a situação adversa no momento presente: as pessoas resilientes não ficam sem ação frente à adversidade. Estas agem no mundo, da melhor forma, com serenidade e com o planejamento possíveis naquelas circunstâncias. A ação é sempre no momento presente com um sentimento de esperança em relação ao futuro.

Concluímos que a resiliência é, na verdade, perceber a vida como um caminho de aprendizagem e autoconhecimento. Ser resiliente é deixar de se sentir vítima das circunstâncias para perceber que a dor, as adversidades e as dúvidas são parte integrante da vida, que devem ser atravessadas com atitude positiva.

Recebi esse e-mail do meu irmão hoje e achei interessante xD

Sejamos resiliêntes na medida do possível então, neh?

Rio

Descobri sobre uma nova animação que será lançada em Abril de 2011, "Rio" da Blue Sky.
A história fala sobre Blu, um arara azul que pensa ser o único de sua espécie e depois acaba descobrindo que existe uma arara azul chamada Jewel. Ele sai de Minnesota, onde é totalmente domesticado e vai pro Rio de Janeiro pra encontrá-la.
Parece ser bem engraçado o filme xD e as animações como sempre cada vez melhores!


Já tem um triler online, podem vê-lo aqui.

A história lembra um pouco Ice Age 2 - The Meltdown também dirigido por Carlos Saldanha, um brasileiro de sucesso na área de animação!

next on Johnny Depp...

Primeiro de tudo... II SECOT is over... Agradeço a todo mundo que ajudou durante a semana que foi muitooo legal e que venha a 3a. edição! Entrem no site para ter acesso ao conteúdo das palestras: SECOT... agora de volta a realidade, aulas, provas, trabalhos T-T...

But First Movies and Johnny Depp!
It has been a while since I've mentioned him, and I've seen "Alice in wonderland" a few days ago so I decided to do a post about him xD.

First of all, "Alice..."!
I really enjoyed the movie, it's fun to watch and the effects are great! I was expecting a little more from the history, but I still liked it! Johnny is awesome as always with his curled tongue and most absurd sentences xD


And for his next movies, the one that is really intriguing me is "The Tourist". Because its Johnny + Angelina Jolie...I mean weird couple right? I like them both as actors but I never pictured the two of them in a movie together... Well, we will have to wait until 16 february 2011(USA)

There's also Pirates of the Caribbean - On Stranger Tides... but I've already talked about this one here xD

Also for 2011 there's "Rango" an animated film about a household pet who discovers what he truly is while on a mysterious adventure. Johnny will be the voice of the main character \o/


There are a lot of other movies like "The Rum Diary" supposed to be released this year and "Sim City 3" and "The Girl with the Dragon Tattoo" on 2012 but this ones are only rumors. Well a lot of movies huh? xD If you want to know more visit Johnny's IMDb page here

that's all for now!